21 de ago. de 2017

Comunicação

Palavras são complicadas
Mensagens dependem de dois elementos imprescindíveis: receptor e emissor.

Na maioria das vezes há ruídos nesta comunicação e a mensagem não é comunicada corretamente, ou por culpa do emissor ou do receptor da mesma.

Em geral, o responsável é o emissor; é como um autor de livro, ele precisa saber se comunicar com o leitor, ou sua mensagem não será compreendida. E isto é um processo complicado, pois estamos acostumados a falar com as pessoas do jeito que nós mesmos entendemos, e percebemos os desastres todos os dias, em relacionamentos dentro de empresas e nos lares.

E por isso os psicólogos insistem em falar sobre falta de diálogo, que causa muitos conflitos, desentendimentos, mas na verdade a comunicação se dá por vários códigos, verbal e não-verbal, que é o que a neurolinguística vem abordar.

Mas existe aquela velha máxima que diz.. pra bom entendedor...
e é aí que entra nossa percepção maior, atenção aos detalhes implícitos nas palavras, na colocação delas, nas frases, no tom de voz, na velocidade da voz...

É onde conseguimos respostas de perguntas que não fizemos, perguntas que também estavam implícitas em nosso falar...

Algumas respostas já eram conhecidas, mas quando se pergunta e se ouve com clareza, podemos entendê-las corretamente.

É onde eliminamos os tais ruídos da comunicação, e conseguimos finalmente uma tomada de decisões de acordo com a necessidade imediata como em uma empresa, ou mesmo pensando a longo prazo, metas, objetivos, visão, missão, valores...

Uma organização, seja ela qual for (família, amigos, negócios, romances), não sobrevive se não estiver afiada nisto, em constante aprendizado, em constante crescimento e em constante comunicação.

K.I.S.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário