19 de jan. de 2018

Essência de vida

Qual tua essência de vida?
Você se define pelos outros, ou por você mesmo?
Seria muito fácil voltar atrás, correr pra barra da saia da mãe, ficar onde é mais confortável, onde dói menos, mas e aí o que nos definirá deste jeito?
O mundo não para, vivemos em constante aprendizado para sobreviver em uma inconstância ordinária, e a única coisa que pode nos manter sãos nesta empreitada, somos nós mesmos.
Nosso eu não pode morrer, por mais que a vida nos esfaqueie.
A cada lambada, cada queda, cada tentativa de homicídio lançada contra nós, apenas temos o dever de nos tornarmos mais fortes, mais sábios para que na próxima luta não sejamos pegos desprevenidos e tenhamos as armas certas pra lutar e derrotar o inimigo que surgiu.
Na grande maioria das vezes este inimigo somos nós mesmos, com nossa autossabotagem, nossa falta de fé, de autoestima, nossas fraquezas mascaradas, incertezas estúpidas que nos fazem recuar ou avançar em momentos errados.
Aí vêm os questionamentos dúbios: eu merecia? o que eu fiz de errado? o que eu quero da vida? quem eu sou?
Enquanto não tivermos certeza de quem realmente somos, não podemos chegar a lugar nenhum, pois o caminho só é nos dado quando sabemos para onde ir, e para saber onde ir, é necessário saber quem somos, o que queremos e por que queremos.
Não é fácil sair de uma crise existencial.
Mas também não é impossível.
Quando começamos a trilhar novos rumos, conhecer novos caminhos, precisamos fazer escolhas. O destino de cada trilha não se encontra no final, ela seguem pra lados opostos e ficar estagnado numa bifurcação não define nada na vida.
Coragem é uma palavra forte, nem sempre conseguimos tê-la.
Resiliência não se aprende nos livros.
Perseverança e fé necessitam de prática.
Tentamos, nem sempre com êxito, tomar nossas próprias decisões, seguir nossos instintos, dar ouvidos à voz do coração; mas não somos feitos somente de emoções.
A razão e a emoção e a fé precisam andar de mãos dadas para ir de encontro ao objetivo almejado.
Antes de dar com a cara no muro pela milésima vez, temos o dever de buscar a sensatez, de ter aprendido com nossos erros, assim estaremos preparados para o próximo passo, para o novo caminho, mesmo que nele ainda hajam espinhos.

K.I.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário