Assim como bons alimentos nutrem nosso corpo físico promovendo saúde, também precisamos de boa alimentação espiritual.
Nossos sentidos, ou nossa “preguiça” ou mesmo nossa inexperiência, nos faz buscar alimentos prontos, preparados por outros, nem sempre bons e saudáveis.
Precisamos preparar nosso próprio alimento, buscar direto na fonte (Bíblia), buscar orientação do fornecedor ( orar), preparar, cozinhar, ... (meditar na Palavra).
Este deve ser o NOSSO Tempo a Sós com Deus (TSD), nosso devocional, aquele momento em que Jesus diz: fecha a porta do teu quarto e ora em secreto e o Pai que te vê em secreto, te recompensará (Mt6.6)
Mas como fazer este devocional sem ajuda de outros textos/vídeos prontos?
Não existe uma regra. Sabemos que orar é conversar com Deus, conversar com o Pai, com nosso melhor amigo, como se o estivéssemos vendo normalmente. Calma, não somos loucos (talvez um pouco, risos), mas quando oramos de coração puro e justo, o Pai nos ouve e até nos responde.
Também não existe tempo pré-determinado para o devocional, mas que seja um tempo de qualidade, dedicado exclusivamente a Ele, então silencie tudo e todos ao teu redor, se preferir coloque hinos de adoração e comece por aí, mesmo em palavras, apenas O Adorando, Exaltando Seu Santo Nome, Louvando ao Senhor com toda tua alma, toda tua mente e todo o teu coração, apenas isto, Adore, permaneça assim até que as palavras venham e tenhas o que conversar. Deixe que o Espírito Santo te guie. Se precisar chorar, chore, se quiser gritar, grite, se quiser dar gargalhadas, faça; não tenha vergonha do teu melhor amigo, a conversa é particular e secreta, só você e Ele estão ali, então sinta-se à vontade e seja você mesmo, de coração aberto quebrantado diante Dele, entregue-se nos braços Daquele que te ama.
Após conversar bastante, abra tua Bíblia e escolha um livro, leia alguns versículos dele e copie em um caderno o texto que leu, releia, medite na Palavra, releia mais uma vez, ore par que o Espírito Santo te revele o que este texto fala ao teu coração. Então transcreva teu entendimento para poder compreender melhor e poder dar testemunho algum dia sobre o que o Senhor falou contigo naquele momento e em outros tantos.
Não esqueça de agradecer minuciosamente TUDO, exatamente TUDO o que o Senhor tem te dado, feito, retirado ou livrado, agradeça as coisa boas e também as ruins, cada coisa tem seu propósito, algumas são meras consequências de nossas ações; portanto lembre-se também de pedir perdão por cada ato falho, por cada iniquidade, por cada transgressão, por cada pecado, sim por CADA um, minuciosamente, dando nome àquilo que está pedindo perdão para que você também se lembre de não repetir já que o fator principal do arrependimento é mudança e se você pede perdão sincero significa que se arrependeu, logo cuide para que não caia no mesmo erro. Já que você pediu perdão, não esqueça também de liberar perdão, de todo coração e de toda mente, para que o Pai possa te perdoar.
Assim, terminamos o devocional, sem precisar de recursos extras, somente você Deus, comento e bebendo da fonte, alimento puro e saudável.
Bóra melhorar o TSD de todo dia?